Casas flutuantes Modulares para Comunidades Costeiras

Explorando os graves efeitos do aumento populacional e do aquecimento global nas futuras condições de vida em todo o mundo, foi apresentado a solução de habitação flutuante para as comunidades costeiras.

Originalmente definida no contexto filipino , a proposta visa combater a vulnerabilidade das áreas ribeirinhas em face de severas calamidades naturais, bem como a falta de infraestrutura de energia confiável nessas regiões remotas. 

As comunidades costeiras são ‘ apanhadas no fogo cruzado entre a escassez de terras e recursos, as marés e as tempestades provocadas pelo mar eles são forçados a viver nas condições mais voláteis, portanto, eles precisam de abrigos seguros e sustentáveis, criando espaço para uma solução inovadora que reúna a arquitetura e o mar.

casa flutuantes2

O projeto pode fornecer estruturas vivas resilientes e flexíveis que podem se adaptar às condições em constante mudança do mar. 

O cerne do projeto reside em seu design, que utiliza o contexto único do mar para a vantagem operacional das estruturas. As casas são movidas por energia das marés e solar, colhidas por sistemas tecnológicos incorporados nas próprias unidades, tornando toda a comunidade totalmente desligada da rede e autossuficiente.

Esses sistemas não apenas fornecem a cada unidade uma fonte primária de energia sustentável, mas também um meio de subsistência e fonte de renda na venda de eletricidade para as comunidades vizinhas.

Embora originalmente criadas para o ambiente filipino, o design modular dessas casas, bem como o uso de um material universalmente disponível para sua estrutura principal são plásticos moldados que permitem sua facilidade de construção em praticamente qualquer local costeiro ao redor do mundo.

 

contato blog

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *